Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Você sabia que hoje, dia 13 de outubro, é comemorado o dia do maquiador? Nós do Studio W não poderíamos deixar passar essa data, sem homenagear nossos verdadeiros artistas, responsáveis por ressaltar ainda mais a beleza de muitas mulheres (e homens também!), deixando-as lindas e poderosas.

Alguns dos belíssimos trabalhos feitos por essa equipe maravilhosa:

* Para ver mais trabalhos acesse: www.studiow.com.br

UM POUCO DE HISTÓRIA

Que a maquiagem ressalta a beleza das pessoas, deixando-as muito mais bonitas, você já sabe, mas e como ela surgiu, tem ideia?

A maquiagem é uma das formas mais antigas de ornamento do próprio corpo. Seja como elemento de sedução, instrumento de rituais, caracterização ou posição social, a verdade é que a maquiagem está presente na história da humanidade há milhares de anos. Os primeiros registros do seu uso encontram-se no antigo Egito. Nessa época, os faraós pintavam os olhos a fim de protegê-los do Deus Rá (o Deus Sol, Deus nacional do Egito, o maior de todos os deuses). Esse hábito era considerado um símbolo de respeito político e religioso.

Com a queda do Império Romano, o uso da maquiagem perdeu força durante o início da Idade Média, por ser fortemente associada à bruxaria. Só no século XV, quando a Itália e a França começaram a fabricar produtos de beleza, que a maquiagem volta à cena. Porém, neste período, ela era privilégio apenas de reis, cortesãos e aristocratas, que apreciavam principalmente o pó-de-arroz para deixar a pele bem branca, o rouge para criar um rubor na face e as pomadas coloridas para os lábios.

* Maria Antonieta é um exemplo de como as mulheres da corte se maquiavam – Elizabeth I, conhecida como a rainha virgem, sempre usou as faces cobertas de branco e as maçãs pintadas com círculos vermelhos bem definidos.

Com o fim do século 19, o uso de cosméticos, tanto na Europa quanto na América, começa a mudar e com isso mais produtos passam a ser disponibilizados e mais pessoas começam a aderir ao uso, que até então era restrito, em sua maioria, à atrizes e cortesãs. Foi a partir desse momento que as indústrias de maquiagem e cosméticos começam a surgir e se desenvolver.

Em 1921, Paris foi o palco de uma verdadeira revolução na história dos batons. Foi a primeira vez que o produto ganhou a forma, conhecida até hoje: embalado em um tubo e vendido em cartucho. O sucesso foi enorme e as grandes divas do cinema ajudaram a propagar o seu uso.

Com o início da década de 70, as cores na maquiagem começam a se tornar mais populares, acompanhando as coleções de alta-costura francesa, inglesa e italiana. No fim da década de 80 as fórmulas para cosméticos pigmentados começam a evoluir e hoje, graças aos avanços da indústria química, já contam com propriedades super interessantes como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento cutâneo.

Imagens: Studio W e Reprodução

Publicado em 13 outubro, 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *