Como prometemos no post sobre os encantos da Turquia, hoje vamos falar sobre duas dicas de beleza imperdíveis para quem visita o país: o Banho Turco e a loja de make up Flormar.

BANHO TURCO

O banho turco ou “hammam” (como são chamados, em turco) é uma experiência que você não pode deixar de ter se estiver passando alguns dias na Turquia. O hábito, presente em todo o país, faz parte da cultura local há séculos e é muito procurado por turistas e moradores. No início, sua função estava diretamente ligada à higiene pessoal. Com o passar do tempo e avanço da modernização da cidade, eles passaram a desempenhar uma função social, como se fosse um clube. Em Istambul, um dos mais famosos é o “Cagaloglu Hamami”. Construído pelo Sultão Mehmet I em 1741, o local é ainda hoje bastante frequentado por moradores e turistas e foi considerado um dos mil Lugares para Conhecer Antes de Morrer, no livro que leva esse título.
Os banhos turcos são realizados em uma sala toda de mármore, com um vapor típico de sauna (mas não tão forte), na qual uma pessoa responsável te dá um banho completo, com direito inclusive à lavagem de cabelos. Também é feita uma esfoliação (para retirar as células mortas) e em alguns casos, dependendo do tipo de banho que você escolher, uma massagem com óleos essenciais. Há casas que também oferecem hidratação facial. Além de relaxar os músculos, reduzir o stress e eliminar as dores musculares, o banho turco ajuda a desintoxicar o organismo, contribuindo para a remoção de impurezas. Adultos, idosos e, até mesmo, crianças, podem desfrutar, a única recomendação é pessoas com problemas cardíacos, hipertensas e gestantes consultem um especialista antes de experimentarem.

FLORMAR

A Flormar é uma loja de make up que você encontra por todo o país seja em lojas físicas ou quiosques. Ela nasceu nos anos 1970, na cidade de Milão, Itália, mas em 1972 levou toda a sua produção para a Turquia, iniciando por lá sua trajetória de sucesso. A alta satisfação dos clientes e a liderança de mercado que a loja alcançou, levou a empresa a expandir-se e abrir filiais em outros países da Europa. Hoje, ela está presente e é bastante conhecida em países árabes, asiáticos e do leste europeu. A make up artist Cida Nunes, do Studio W Iguatemi, esteve por lá e conta pra gente tudo que ela viu de mais bacana na loja:

Imagens: Studio W e reprodução.

Publicado em 18 junho, 2013

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