O verão já está bem próximo e a exposição frequente aos raios UV, cloro e mar, requer atenção redobrada aos cabelos! Afinal, tanto os raios UV quanto o sal do mar e o cloro da piscina, sensibilizam as madeixas. E o que a gente quer é poder curtir tudo de bom dessa estação com um cabelo lindo, não é mesmo?

O ideal é caprichar em cuidados especiais nas três fases: antes, durante e depois da exposição ao sol, mar e piscina.

Antes de embarcar para essa temporada a recomendação é: caprichar na hidratação. Afinal, a exposição prolongada a esses agentes externos fragiliza a cutícula (que protege a fibra capilar) e danifica a estrutura, facilitando a perda de água e nutrientes. Os rituais de hidratação vão ajudar a evitar esse ressecamento e deixar os fios mais resistentes. Por isso, além de usar produtos adequados em casa, fazer um ritual especial no salão te ajudará a devolver nutrientes e água perdidos pela fibra capilar, evitando que essa possível fragilidade possa prejudica-los.

Durante a estação é fundamental usar produtos específicos, que protejam e que ajudem a minimizar qualquer tipo de dano. Se puder evitar o uso de ferramentas térmicas como secador, babyliss e chapinha, e substituir por penteados básicos, será ainda melhor. Além de trazer mais estilo ao seu visual, você contribui para que o cabelo fique menos sensibilizado.

Além do ressecamento e da sensibilidade dos fios, o sol pode também provocar a perda de pigmentação. Por isso, muita gente sente que ele tende a ficar mais claro, após um bom período de exposição solar. No entanto, esse processo não é bom para a saúde das madeixas que ficam enfraquecidas e com dificuldade de recuperação.

O desbotamento faz parte do processo de oxidação natural da cor, mas o sol pode acelerar esse processo. Vale ressaltar que isso pode acontecer tanto em cabelos naturais quanto tingidos. O que ocorre é que os raios de sol queimam a melanina, responsável pela tonalidade dos fios, deixando-os mais sensíveis. E, com a fibra mais frágil, a chance de quebra e aparecimento de pontas duplas aumentam. Ademais, nos cabelos loiros, o sol também pode provocar o surgimento de reflexos amarelados, e quanto mais claro for o cabelo, mais sensível ele fica a esse efeito. Por isso, é importante proteger os fios antes que os danos ocorram e o cabelo fique fragilizado pelo desbotamento.

Hoje, há linhas específicas para auxiliar nesse cuidado. Veja algumas:

Soleil, Kérastase: foi desenvolvida especialmente para o cuidado dos fios nesse período do ano. Composta por Shampoo, Aqua-seal e CC Cream, a linha atua como um tratamento capilar completo em três etapas: reparação, nutrição e iluminação. Além disso, os produtos também ajudam a proteger contra a ação das ferramentas térmicas como secador e prancha.

Solar Sublime, L´Oréal Professionnel: limpa, nutre e restaura as áreas danificadas pelo sol, além de dar brilho, maciez e suavidade aos fios. Sua fórmula exclusiva protege o cabelo dos componentes nocivos dos raios solares, que causam o envelhecimento e os deixam quebradiços e sem vida.

PhytoPlage, Phyto: blinda os fios dos efeitos nocivos do sol. Composta por shampoo pós sol e dois tipos de protetores, um em forma fluída e outro em óleo. Constitui um cuidado capilar completo para a proteção e nutrição dos cabelos quando expostos aos raios de sol, ao sal da água do mar ou ao cloro da piscina. Com um perfume agradável, os produtos podem ser aplicados em todos os tipos de cabelos. Não contém parabenos, nem silicone.

Vale lembrar que da mesma forma que é importante cuidar dos fios antes e durante a exposição solar, é também essencial tratar após esse período 😉 Por isso, assim que possível, retornando da temporada, marque um horário com um profissional de sua confiança, para um tratamento capilar mais potente e ver como recuperar algum possível dano dos fios.

Imagens: Revista Studio W e reprodução.

 

Publicado em 19 dezembro, 2018

Comments are closed.