Dia dos pais se aproximando e nós do blog do Studio W fizemos um post especial com várias dicas para os homens, cheio de sugestões de produtos para deixá-los ainda mais bonitos ❤ Algumas dicas são do hairstylist Luciano Alves, do Studio W Iguatemi 😉 Confira:


Manter os fios limpos é essencial parar controlar a oleosidade do cabelo. Na hora de lavar, opte sempre por uma temperatura morna, uma vez que a temperatura elevada provoca o aumento da glândula sebácea, o que auxilia no desenvolvimento da descamação e da oleosidade. Na hora de estilizar, quem tem o cabelo oleoso e com fios finos pode optar por finalizadores em pó – eles ajudam a absorver a oleosidade e trazer um pouquinho de volume. Já para quem tem mais cabelo, o ideal é uma pomada com base de argila.


A queda de cabelo está associada a uma série de fatores como alimentação, genética, hábitos de vida, entre outros. Esse tipo de problema costuma ser mais frequente nos homens e, no geral, quando a queda é acentuada, o ideal é procurar um médico para receber orientações. A dica é não esperar cair para cuidar. Ao perceber que os fios estão ficando mais finos do que de costume, já comece um tratamento para ajudar no fortalecimento do folículo.


No geral, o cabelo cacheado costuma ser mais ressecado do que os outros tipos, uma vez que o formato do fio (em espiral) dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo se espalhe até as pontas. Para deixá-los mais bonitos, o ideal é investir em um bom corte e usar produtos específicos que hidratem e ajudem a modelar.


A densidade capilar é a quantidade de fios presentes em um centímetro quadrado do couro cabeludo. Já o volume tem relação com a espessura. Um cabelo com mais volume não tem necessariamente mais densidade, por exemplo, fios encaracolados ocupam mais volume do que os lisos, mas não quer dizer que a quantidade de fios que cresceram é maior. Ambas características podem variar entre indivíduos ou raças. Atualmente, há no mercado, alguns produtos perfeitos para quem tem fios mais finos e deseja encorpá-los, ou quer dar um ‘help’ extra no crescimento dos fios, deixando o couro cabeludo mais saudável e os folículos mais fortificados. Ah! Um bom corte também é uma ótima estratégia para garantir um visual com cabelos mais encorpados 😉


Cabelos grisalhos, quando bem cuidados, podem ajudar a deixar o homem com um visual mais distinto e elegante. A ausência de cor tem a ver com mudanças na produção da melanina (mesmo pigmento responsável pela cor da pele e o bronzeado). Quando as células que estão localizadas na base dos folículos capilares começam a funcionar mais lentamente até pararem de produzir o pigmento. Mas isso não quer dizer que os fios estão doentes ou ruins, a princípio eles nascem igual aos outros em termos de maciez e textura. Usar produtos específicos para esse tipo de fio, ajuda a evitar que eles fiquem com um aspecto amarelado e desbotado.


A descamação nada mais é que um processo natural de renovação celular da pele. O tipo que acomete o couro cabeludo não é tão facilmente eliminado quanto o que ocorre nas outras partes do corpo. E quando ela resiste após as lavagens e se torna excessiva, é hora de intensificar os cuidados e procurar um especialista. Para evitar, uma dica é caprichar na limpeza e não deixar o suor acumular no couro cabeludo, uma vez que ele irrita a pele. Após exercícios físicos e outras atividades que façam transpirar procure lavar a cabeça muito bem. Caso a descamação do couro cabeludo esteja associada com a oleosidade, é preciso tratar essa última primeiro como, por exemplo, lavando a cabeça todos os dias com um shampoo adequado. Os shampoos indicados contra a descamação possuem fórmulas que atuam na diminuição de fungos (responsáveis por sua resistência e excesso) e ácido salicílico que favorece a eliminação da pele morta grudada no couro cabeludo.


A estilização dos fios faz toda a diferença no visual. Atualmente há diversos tipos de produtos como gel, ceras, pastas modeladoras, pomadas e mousses que auxiliam na modelagem dos fios. Para cada cabelo e desejo de resultado há um tipo mais indicado, confira algumas sugestões:

Na hora de lavar
Não precisa. Como os cabelos costumam ser mais curtos, fica difícil usar somente nas pontas, e se aplicado em todo cabelo, aumenta a oleosidade. De qualquer forma, vai de acordo com o tipo de cabelo (se é mais comprido e enrolado, por exemplo, se faz mais necessário) e couro cabeludo, máximo 2x a 3x por semana, dependendo do tipo de fio e em épocas como inverno ou clima mais seco. No geral, o mais indicado para qualquer um, é utilizar produtos ideais para cabelos masculinos, pois esses são mais leves. A não ser em casos específicos, não é recomendado usar os produtos da esposa/namorada/irmã, pois isso pode deixar o cabelo com um aspecto ‘grudado’, devido aos componentes de hidratação.

Imagens: revista Studio W e reprodução.

Publicado em 7 agosto, 2015

Comments are closed.