Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O especial de hoje traz os assuntos mais comentados de 2011 sobre moda e beleza. Confira:

ALTA COSTURA


A última temporada da Semana de Alta-Costura de Paris contou com a participação de dois novos integrantes: Íris Van Herpen e Giambattista Valli. Valli impressionou tanto os membros da Chambre Syndicale, que nem foi preciso esperar por 5 anos a partir da sua primeira coleção para se tornar um dos membros. O sindicato aceitou o seu pedido levando em consideração suas coleções de prêt-a-porter. Por isso, ele entra para o calendário oficial junto a Chanel, Dior, Givenchy, entre outros. Além de Valli, a próxima Semana de Alta costura contará com o desfile da Versace. A grife que desde 2004 não fazia mais apresentações em Paris divulgou que irá voltar ao calendário oficial.

DIOR


John Galliano causou burburinho na imprenssa internacional devido aos seus comentários antissemitas. Apesar dos pedidos de desculpas, o caso repercutiu tão mal que o estilista acabou sendo preso, suspenso e demitido do cargo de diretor da maison Dior. Por conta disso, em 2011 muito foi especulado sobre quem assumiria o cargo. Marc Jacobs foi durante muito tempo um dos estilistas mais citados para assumir a direção criativa da Dior. Além dele nomes como Alexander Wang, Jason Wu e Ricardo Tisci, também foram especulados. Mas ao que tudo indica, o novo nome do momento cotado para assumir a direção criativa da Dior é Raf Siomns. O belga que hoje está na Jil Sanders tem arrancado muitos elogios da crítica especializada.

D&G

Stefano e Domenico anunciaram o fim da D&G, segunda linha da Dolce & Gabanna. O último desfile da marca aconteceu durante a semana de moda de Milão.

GRIFES E FAST FASHIONS


Em 2011, muitas grifes fecharam parcerias com outras marcas e redes de fast fashion. A Versace assinou uma coleção em parceria com a rede sueca H&M. O negócio deu tão certo que a grife lançou outra coleção intitulada Cruise Collection, voltada ao verão e que será vendida apenas pelo e-commerce da rede. Já a Missoni lançou uma linha com cerca de 400 produtos como roupas, malas, acessórios, roupas de cama, aparelhos de jantar, objetos de decoração e até bicicletas, junto com a Target. Karl Lagerfeld fez parceria com uma marca de refrigerantes, uma coleção de 45 peças para a Maçy’s e uma linha de maquiagem para a Sephora. A top Kate Moss lançou uma linha de batons em parceria com a Rimmel, com cores que vão do nude ao roxo.

No Brasil, a Melissa desenvolveu modelos junto aos estilistas Gareth Pug e Jason Wu. Já as havaianas lançou um modelo exclusivo junto a grife Missoni. A top Gisele Bündchen apresentou duas grandes parcerias de sucesso com a Hope e a C&A. Outra rede de fast fashion brasileira que contou com muitas parcerias foi a Riachuelo que teve André Lima, Huis Clos, Juliana Jabour, Maria Garcia, Martha Medeiros, Pedro Lourenço, Cris Barros e Thais Gusmão assinando coleções.

DESEMBARCARAM NO BRASIL


Esse ano grifes de peso desembarcaram para ficar em São Paulo. A italiana Bottega Veneta abriu uma loja no shopping Iguatemi assim como Marc Jacobs e a linha jovem M Missoni. Já o shopping Cidade Jardim abrigou a loja da Prada.

MAC


A MAC, uma das líderes mundial em produtos de make up, contou com diversas parcerias em 2011 no desenvolvimento de suas coleções. Entre elas: a com a top fashionista Daphne Guiness; o estilista Gareth Pug; a icônica nova iorquina de 90 anos, Íris Apfel e a famosa porquinha dos Muppets, Miss Piggy. Além das coleções Mac Me Over, que contou com a participação de seis consumidores escolhidos pelo diretor criativo da marca, James Gager, e a MAC Bloggers Obsession, na qual um grupo de move blogueiras foram convidadas para conhecerem o processo de criação e desenvolvimento de produtos no QG da marca em Toronto e assinarem uma coleção de sombras e gloss chamada Bloggers’ Obsession. Também foram anunciados os novos porta-vozes da MAC AIDS FUND: Nicki Minaj e Ricky Martin. Eles vão representar a campanha Viva Glam 2012, que tem renda revertida para a instituição da marca de ajuda portadores de HIV.

EXPOSIÇÕES

A exposição “Alexander McQueen: Savage Beauty” fez história. Considerada uma das 10 mostras mais visitadas do MET, em NY, a exibição fez uma retrospectiva do trabalho do estilista. Para 2012, dois nomes de peso da moda italiana terão uma mostra exclusiva: Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada. Em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, realizou uma exposição dedicada inteiramente a Grace Kelly. Intitulada “Os anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco” a mostra apresentou mais de 900 objetos pertencentes à princesa-atriz. Grace Kelly FAAP.

MUSEUS


Dois grandes museus dedicados à moda foram inaugurados esse ano: um impressionante museu virtual 3D de Valentino com milhares de documentos, além de 300 vestidos icônicos e outras belíssimas peças. E o da grife Gucci, inaugurado em Florença em comemoração aos 90 anos da maison, que possui mais de 18 mil metros quadrados dedicados a história da grife.

LIVROS


Vários estilistas e nomes importantes do segmento de moda lançaram livros imperdíveis esse ano. Entre eles: Manolo Blanik que lançou um livro chamado “The elves and the shoemaker” em que conta um pouco de sua vida em forma de conto de fadas. Christian Loubotin com uma publicação que leva o nome do designer, e conta um pouco da biografia e dos modelos de sapatos mais icônicos criados por ele. A nova edição do livro da jornalista inglesa Justine Picardie sobre a estilista Coco Chanel conta agora com ilustrações de Karl Lagerfeld. A Dior Couture convidou o renomado fotógrafo Patrick Demarchelier, para assinar as fotografias do livro histórico da grife “Dior Couture Patrick Demarchelier” que trará 256 páginas de fotografias acompanhadas por textos de Ingrid Sischy (editora da “Vanity Fair”) e introdução de Jeff Koons.

No Brasil, o lançamento do livro “História da Moda no Brasil” de João Braga e André Luís do Prado foi um dos mais comentados. Além dele, um dos mais procurados foi o livro Glamour de Diana Vreeland, ex editora da Vogue e ícone de estilo do século XX, que traz fotos, textos e observações acerca do que é glamour, lançado durante o “Pense Moda”.

Para 2012, Alber Elbaz, o atual diretor criativo da Lanvin, anunciou que prepara um livro com cerca de 700 páginas com fotos e textos sobre sua história na tradicional Maison e seu processo de criação por lá.

CASAMENTOS

O mundo parou para assistir o casamento mais aguardado do ano: o de Catherine Middleton com o príncipe William. A bela, adentrou a abadia de Westminster com um vestido feito por Sarah Burton, da grife Alexander Mcqueen que foi muito comparado com o icônico vestido de casamento usado pela princesa-atriz Grace Kelly. Outros casamentos super comentados foram o de Charlene Witstock com o príncipe Albert II de Mônaco e o da top Kate Moss que teve o vestido assinado por John Galliano.

HOT LUXURY

O evento, organizado pela jornalista britânica Suzy Menkes, foi sediado no Brasil entre os dias 9, 10 e 11 de novermbro e contou com importantes nomes do segmento de moda e luxo como Mario Testino, Sarah Burton, Francisco Costa, Diane Von Furstenberg, Christian Loubotin e Carolina Herrera.

Imagens: Reprodução

Publicado em 30 dezembro, 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *