Verão é época de sol, praia e muito calor. Por isso, é nessa hora também que devemos ter como um grande aliado diário o protetor solar. Para garantir a proteção e um look impecável reunimos algumas dicas para vocês:

O protetor solar deve ser usado todos os dias do ano (inclusive no inverno), mas é no verão, quando a exposição solar é mais intensa, que os cuidados devem ser redobrados. Principalmente na pele do rosto, que por ser uma das áreas mais expostas é a que mais precisa de proteção para prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce.

Hoje, já é possível encontrar uma série enorme de filtros solares e produtos que contém proteção como batons, blushes, pós, bases e hidratantes. Por isso, desculpas como preguiça, falta de tempo e esquecimento não são motivos para deixar a proteção de lado.

Entretanto, é bom saber que há uma diferença entre protetor solar com maquiagem e maquiagem com fator de proteção solar. O primeiro tem a mesma função dos protetores comuns. A diferença é que ele possui um aditivo de pigmentos que permite que a pele pareça lisa e uniforme, como se tivéssemos aplicado uma base.

Já a maquiagem com fator de proteção solar não é tão eficaz para proteger a pele diretamente exposta ao sol. Por isso, o seu uso é mais indicado para aqueles dias nublados, chuvosos ou em ambientes fechados para se proteger da luz artificial da tela do computador ou da TV. E ainda assim ela deve ser aplicada de maneira uniforme, reaplicada durante o dia e ter pelo menos um FPS 15.

Sendo assim, quem pretende pegar um sol, praia, piscina ou praticar esportes ao ar livre, deve dar preferência para um protetor solar com FPS mínimo de 30, que deve ser reaplicado a cada 2 horas ou sempre que a pessoa mergulhar ou suar muito. Já para quem passa a maior parte do tempo em ambientes fechados, a maquiagem com FPS acima de 15 cumpre bem a função.

É possível também garantir a proteção utilizando os dois juntos. Nesse caso, você deve primeiro aplicar o filtro solar, esperar absorver um pouco e só então passar a maquiagem. Para as peles sensíveis a melhor opção são os produtos hipoalergênicos. As peles oleosas devem dar preferência para os oil-free e as peles normais à secas, as loções ou cremes.

Viu como não há desculpa para deixar de se proteger? Com tantas opções disponíveis, é possível garantir a proteção sem precisar deixar de lado o make. Veja alguns produtinhos de que podem te ajudar:


Atenção: Mulheres que possuem histórico de câncer na família, que já tiveram algum indício de lesões cancerígenas ou que estão fazendo tratamentos estéticos como peelings não devem substituir o protetor solar pela maquiagem com proteção.

MAKE

Com a proteção garantida é hora de arrasar com um make que ressalta o bronzeado, mas que vale também para aquelas que não conseguiram ou não quiseram tomar um solzinho, mas tem vontade de exibir um look que é a cara do verão. Para isso, convidamos a make up artist Virgínia Gregório (WI) que ensinou um make super prático e lindo. Confira:

O make de efeito bronzant é uma ótima opção tanto para quem quer destacar o bronzeado do verão quanto para aquelas que dispensam o sol, mas não querem exibir uma aparência pálida.

Imagens: Studio W e reprodução/divulgação.

Publicado em 5 janeiro, 2012

Comments are closed.