Com certeza você já deve ter observado que o punk “invadiu” o universo da moda e da beleza. A tendência que pode ser vista nos principais desfiles, seja de uma forma mais light ou radical, tem sido também destaque em diversos editoriais de várias revistas ao redor do mundo. De toda forma, nesse momento, observa-se que os elementos não são mais usados na composição de visual autenticamente punk, e sim como forma de inspirar uma série de looks com um pouco mais de atitude.

Alguns atribuem essa ode ao punk graças ao tema escolhido para a exposição anual do Costume Institute do Metropolitan Museum of Arte, em NY. O baile que abriu a mostra exibiu produções com looks glamourosos inspirados no movimento. Segundo Andrew Boltan, curador do Costume Institute de NY, o punk radicalizou a moda e introduziu nela a coleta, a mistura de referências, a desconstrução, a estética “faça você mesmo”.

Todo esse “clima” também invadiu o mundo da beauté e promete continuar nos próximos meses. Olhos super esfumados com sombras escuras e/ou com estilo borrado, bocas escuras em tons vinho e roxos (quase pretos), cabelos moicanos (corte-ícone do movimento) com lateral raspada ou penteados que permitam criar essa ilusão e sobrancelhas bem marcadas, são alguns elementos estéticos que acompanham essa onda. A MAC, inclusive, lançou uma coleção chamada “Punk Couture” com tonalidades fechadas de roxo e vinho para olhos, lábios e unhas. Porém, a linha estava sendo vendida apenas no site americano da marca.

Mulheres ícones de beleza punk (anos 70/80):

Indo de encontro a essa “nova onda punk” separamos algumas imagens e editoriais com foco em beleza para inspiração. Confira:

Imagens: reprodução.

Publicado em 13 agosto, 2013

One Comment

  1. Posted by paulo on

    muito boa sua materia