Na noite dessa terça-feira, dia 26, Pierre Cardin, um dos estilistas mais influentes do mundo, comanda um desfile para convidados, no shopping Iguatemi. O hairstylist Wanderley Nunes e sua equipe do Studio W assinam a beleza. O evento marca a abertura da exposição Pierre Cardin – Criando Moda, Revolucionando Costumes, com curadoria de Denise Mattar, que ficará em cartaz do dia 28/04 a 29/05, no 9º andar do shopping. A mostra traz roupas, croquis e fotos do acervo Pierre Cardin Paris, uma verdadeira jornada na história do lendário estilista.

Pietro Cardini nasceu em 1922, na Itália, mas foi na França que fez sua carreira. No início trabalhou com Jeanne Paquin, enquanto completava seu estudo em arquitetura. Em pouco tempo, foi trabalhar como assistente de Christian Dior, na época em que foi criado o “New Look”, e permaneceu na maison até sair para fundar sua própria grife.

Sempre a frente do seu tempo, Cardin foi o primeiro estilista de haute couture a lançar uma coleção de prêt-à-porter para uma loja de departamentos. A inovação chocou os mais conservadores e rendeu sua expulsão da Câmara Francesa de Alta-Costura. Mas não demorou muito para ser reintegrado, permanecendo como membro até 1993.

Seu estilo de vanguarda inspirou grandes nomes da moda brasileira. Ao lado de André Courrèges e Paco Rabanne, foi o responsável pelo movimento “futurismo” na década de 60, marcada pelas roupas do tipo espaciais. Foi também nessa época que lançou, pela primeira vez, uma coleção unissex e começou a trabalhar com tecidos feitos em fibras sintéticas e derivados do petróleo, como látex, vinil e cardine.

Cardin também foi o primeiro estilista a considerar o Japão como um mercado de alta moda e a lançar uma série de produtos licenciados com a sua assinatura, que iam de colchões a aviões particulares.

O canal GNT exibiu o programa do Fashion TV que homenageia os 60 anos de carreira desse grande estilista:

Exposição Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes
Curadoria: Denise Mattar
Local: Shopping Iguatemi São Paulo
End: Av. Brig. Faria Lima, 2232 – 9º andar
Horário: De terça a sábado, das 12h às 21h / Domingo, das 14h às 20h
Entrada Franca

Imagem: Reprodução

Publicado em 26 abril, 2011

Comments are closed.