Considerado um clássico da maquiagem, o batom vermelho está sempre presente nas passarelas, editoriais de moda e tapetes vermelhos. Essa cor poderosa, sexy e ao mesmo tempo elegante, é também a queridinha de muitos maquiadores justamente por estar atrelada ao glamour das divas do cinema. Além de ajudar a dar um up em qualquer visual, transmitindo a imagem de uma mulher poderosa e segura.

Mas, mesmo sendo lindo e clássico, o batom vermelho exige certos cuidados na hora da aplicação e na escolha do tom. Além do que seu uso traz uma certa responsabilidade, pois por ser uma cor que desperta muita atenção, ela exige uma certa vigilância e manutenção constante, uma vez que o batom vermelho desbotado ou borrado pode acabar com qualquer visual. Entretanto, sabendo dosar e utilizar a favor, ele consegue deixar a mulher com um visual de diva.

O tom de pele, o tamanho dos lábios e o formato do rosto influenciam na escolha da melhor tonalidade. E o bom é que hoje há no mercado diversos tons de vermelhos, com nuances mais abertas que puxam para o laranja até as mais fechadas em tons de vinho que certamente combinam com cada tipo de mulher. A melhor forma de saber qual é a cor que mais combina com você é experimentado os diversos tons disponíveis. Veja algumas dicas que podem ajudá-la nessa tarefa:

Quem tem a pele clara fica bem com a maioria dos tons de vermelho, principalmente os mais abertos e vibrantes. As mulheres de pele morena combinam com tonalidades mais escuras e tons mais puxados para o cereja. Mulatas e negras ficam ótimas com vermelhos mais fechados como bordô e os quase vinho. Já as mulheres com a pele amarelada ou de origem asiática podem apostar no vermelho-vivo que não seja tão puxado para o laranja e nem para o vinho. As ruivas ficam bem com vários tons de vermelhos, principalmente aqueles que levam uma boa dose de cobre ou bronze. Quem tem lábios finos, deve evitar os vermelhos profundos, pois eles poderão fazer com que os lábios pareçam menores.

No ambiente de trabalho ou ao ar livre o legal é que o tom seja mais suave, pois a luz ajuda a acentuar a cor. Já à noite e em ocasiões especiais, é possível ousar e optar por cores mais intensas.

O modo como o batom vermelho é aplicado influencia bastante no resultado final. Convidamos a make up artist Suely Oliveira do W Higienópolis para ensinar passo a passo a melhor forma de aplicar o batom para que você possa ficar linda e arrasar por aí:

Por ser uma cor que desperta atenção e coloca a boca em destaque, é interessante que o resto do visual seja mais clean, com olhos e blush em tons suaves para não gerar tanto contraste. A pele deve estar impecavelmente preparada a fim de passar uma impressão elegante e não de desleixo.

Se você gosta da tonalidade, invista no look sem medo de arriscar, independente da ocasião, horário ou tonalidade da cor. O que vale é ter atitude para segurar o look. E nisso os make up artists do Studio W são unânimes: para segurar o bocão vermelho e arrasar no look é preciso ter personalidade. Por isso, é importante deixar a timidez de lado e assumir uma postura decidida, já que uma mulher com boca nesse tom sempre passa a impressão de ser muito segura de si, forte e poderosa.

Imagens:  Studio W e Divulgação

Publicado em 19 fevereiro, 2011

3 Comments

  1. Posted by Luciana Espinosa Gomes on

    Adorei as dicas de como aplicar o batom vermelho…:)

  2. Posted by Lúcia Izabel on

    As dicas foram super válidas,não têm como errar…

  3. Pingback: Especial Retrospectiva – Beauté | Studio W – News