Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Hoje, dia 13 de julho, é considerado o dia mundial do rock. Inspirados pela data, preparamos esse post para contar um pouquinho sobre a banda “The Runaways” cujo estilo continua a influenciar até os dias de hoje.

THE RUNAWAYS

“The Runaways” foi uma famosa e notória banda dos anos 70 composta apenas por garotas que queriam tocar rock’n’roll.

Considerada a primeira banda feminina desse gênero musical, “The Runaways” fez história desde a sua idealização em 1975 até seu turbulento fim em 1980. Durante esse período, conquistou espaço e desenvolveu seu estilo próprio ainda que em meio a muitas críticas, preconceito, drogas e abusos diversos. Afinal, ter mulheres (no caso, adolescentes) tocando rock em um meio dominado por homens era bem incomum para a época, mas, aos poucos, as meninas provaram seu talento e conquistaram seu lugar, sendo lembradas até hoje.

Joan Jett foi quem deu o pontapé inicial para a formação do grupo ao lado de Sandy West. Logo depois, Cherie Currie, Lita Ford e Jackie Fox integraram o time, no que foi o auge da banda. E, entre entradas e saídas, outras componentes também participaram da história como Vickie Blue, Laurie McAllister e Micki Steele.

Durante seus cinco anos de formação, “The Runaways” viraram um fenômeno não apenas pela qualidade musical, mas porque quebraram regras. Foram uma das poucas bandas de garotas levadas a sério com turnês pelos EUA, Europa e Japão.

Apesar de todas terem se envolvido bastante no desenvolvimento do grupo, Joan e Cherrie acabaram serem as figuras mais proeminentes da banda na mídia. Talvez o estilo focado de Joan (mais tarde influenciado pelo punk) e o performático de Cherrie tenham chamado a atenção. Tanto que ambas acabaram lançando moda com seus cortes de cabelo e estilos de maquiagem.

the runaways rockthe runaways

ESTILO NO MAKE E HAIR

David Bowie e o glam rock, com seu estilo brilhante e repleto de cores, tiveram forte influência no estilo de Cherie Currie. Cherie, inclusive, chegava a copiar o look do ídolo em diversas apresentações. Mas não foi apenas ela que imprimiu seu estilo com o uso da maquiagem. Todas as “Runaways”, começaram utilizando maquiagem nos olhos, mas durante seu período ‘superglam’, elas fizeram uso de make nos olhos, blush e batom – usando todos de uma só vez.

No final da década de 70 e início da de 80, o estilo punk rock começava a ganhar espaço, e com isso, na maquiagem, o delineador mais pesado tornava-se cada vez mais popular. Joan, que usava uma sombra marrom com um fundo preto, e na sua fase glam acrescentou um pouco de blush e batom, com a influência punk (que aumentou após a turnê pela Europa) deixou isso de lado e focou nos olhos pretos e borrados. Vale lembrar, que as meninas não tinham maquiadores profissionais na época para ajuda-las e por isso produziam seus próprios looks 😉

Abaixo, algumas fotos de Joan e Cherie e também de ambas representadas por Kristen Stewart e Dakota Fanning (como Joan Jett e Cherrie Currie, respectivamente) no filme inspirado na história da banda.

joan jett cherie currierunaways moviemakeup runawayscherie curriecherie currie bowierunawaysmovie the runaways

O estilo das garotas até hoje serve de referência para quem busca por um visual mais rock’n’roll. Principalmente o corte de cabelo que inclusive está super em alta e promete continuar sendo requisitado na próxima temporada.

haircut shagshaggy hairrocker hairhaircut rocker

Quem quiser conhecer mais sobre a história da banda, além do filme citado acima, pode assistir também o documentário “Edgeplay” além de encontrar muito material na internet com depoimentos das integrantes.

Imagens: reprodução.

Publicado em 13 julho, 2016

One Comment

  1. Adorei o post, achei fantástico a menção ao Rock e o foco na mulher que viveu os anos 70 tão intensamente, em busca da liberdade de expressão o Rock foi a porta que todos esperavam para ditar uma moda alternativa, cheio de nuances e sem regras.
    Parabéns equipe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *