Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

As brasileiras adoram exibir suas madeixas e deve ser por isso que o uso de turbantes demorou para virar moda no Brasil. Mas o que tudo indica esse acessório fashion e sofisticado, promete vir com tudo no próximo verão.

Enquanto no Oriente ele é usado por homens e mulheres, como parte da cultura, no Ocidente ele foi introduzido no mundo fashion como um adereço de luxo para cabelos, que tem conquistado seu espaço entre indas e vindas na moda.

A tendência já vem despontando há algum tempo. Em 2007, Muccia Prada o definiu como um acessório “rápido, fácil e poderoso”, e inclusive utilizou-o como um adereço de destaque no desfile de sua coleção de verão.

O turbante é um lenço sobreposto nos cabelos com amarrações que podem esconder todo o cabelo ou apenas parte dele. O que o diferencia dos lenços comuns é o tamanho e o modo de amarrar. Os tecidos vão dos lisos aos estampados e podem ser feitos de materiais como a seda, algodão, crochê, tricô, entre outros.

Para quem adota uma linha mais clássica e discreta, a sugestão são lenços lisos que podem ser da mesma cor da roupa ou tom sobre tom. Já as mais ousadas podem escolher tons que contrastem com o resto do visual. Os estampados podem ser usados com peças que seguem a mesma harmonia do desenho.

Algumas lojas já vendem prontos, mas se você quiser você pode fazer o seu, variando nas amarrações. Veja alguns exemplos que fazem parte da cartilha da Hermès:

UM POUCO DE HISTÓRIA

Tradicionalmente usado pelos homens do Norte da África, Índia e Oriente Médio como forma de proteger a cabeça do sol escaldante, os turbantes começaram a ser introduzidos na moda no fim do século XVIII, influenciado pelo aumento do comércio de algodão entre Índia e Inglaterra.

Os franceses o trouxeram para a vanguarda da moda pariense no século XX, por meio do estilista Paul Poiret, que tinha a cultura do Oriente Médio como uma das suas maiores fontes de inspiração. E continuou a ser popularizado por outros estilistas como YSL, a escritora feminista Simone de Beauvoir e grandes estrelas de Hollywood como Greta Garbor, Sophia Loren e Elizabeth Taylor. Eles reapareceram nos anos 1970 com a mistura do boho e do hippie e há alguns anos já vem sendo integrado na moda novamente, de uma forma mais moderna.

Imagens: Reprodução

Publicado em 25 outubro, 2011

One Comment

  1. Pingback: Especial Retrospectiva – Hair | Studio W – News


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *